Brasil Dividido

31out06

O jornalismo brasileiro podia parar de copiar a pauta do jornalismo americano. Em toda parte, estão publicadas imagens daquele mapa do Brasil, metade vermelho, metade azul, que invariavelmente se fazem acompanhar de matérias sobre como o Brasil está dividido entre o Brasil moderno, que votou em Alckmin, e o Brasil arcaico, que votou em Lula. As matérias, na verdade, copiam mapas e reportagens semelhantes que apareceram na imprensa americana depois da última eleição presidencial (aliás, as cores também eram azul e vermelho).

Este mapa é, na verdade, uma merda de ilustração. Se um cara tiver ganho do outro por 1 voto em um determinado estado, o estado é pintado com a cor dele. Dêem uma checada nesse site, e vejam como fica o mapa se, ao invés de pintar o Estado de uma cor só, você usar tonalidades de roxo que levem em conta as porcentagens de votos azuis e vermelhos em cada Estado. O país é mais ou menos todo roxo, mais avermelhado em alguns lugares (em geral menos populosos), mais azulados em outros.

No caso do Brasil Alckmin não ganhou folgado em lugar nenhum. O que houve foi equilíbrio nos lugares mais desenvolvidos, descontado o Rio devido ao desastre do apoio de Garotinho, e uma vitória esmagadora de Lula no Nordeste.

O Brasil não está dividido: o PSDB é que não tem proposta para o Nordeste, e o câmbio de Lula o prejudicou nas áreas de agribusiness.

Anúncios


No Responses Yet to “Brasil Dividido”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: