Governo Lula II

11dez06

Ainda não dá para saber o que será o próximo governo, mas alguns sinais são perceptíveis. O plano original, suspeito, era uma agenda de reformas, em especial a trabalhista e a tributária. A isso se somaria a aprovação das PPPs e alguma coisa com a previdência.

Com o segundo turno, a candidatura teve que adotar perfil mais esquerdista, por um lado, e mais “desenvolvimentista” (o que, em algumas interpretações, quer dizer dar dinheiro para empresário e cobrar imposto inflacionário da população). Já se fala no BNDES emprestando grana barata em massa para as empresas brasileiras. Pode ser até bom, se for no modelo coreano: quem for eficiente no mercado internacional ganha empréstimo para crescer ainda mais. Mas corre o risco de ser o velho modelo latino-americano: quanto mais obsoleto e mais dinheiro der para a campanha, mais grana. Vamos ver.

Boa idéia do primeiro mandato que corre o risco de ser perdida: reforma sindical antes da trabalhista (se vai deixar tudo pra negociação, que acabem os sindicatos de fachada).

Anúncios


No Responses Yet to “Governo Lula II”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: