Mais PAC

30jan07

Uma historinha bonitinha e fechadinha que eu pensei para explicar o PAC sem queda de juros.

1 – A política de juros altos, mesmo se necessária, traz uma armadilha: se durar muito tempo, não se faz o investimento necessário para retomar o crescimento quando os juros caírem (por exemplo, novos portos, novas estradas, novas fontes de energia, etc.), o que torna mais difícil derrubar os juros sem criar inflação. Se os juros caírem e faltar energia, por exemplo, os preços sobem. Portanto, antes de deixar os juros caírem, é preciso combater as consequências dos juros altos.

1 – Faltam no PAC medidas para melhorar o ambiente de negócios, e falta a queda de juros. Mas, se o ambiente melhorar, o Brasil cresce, e trava nos gargalos de infra-estrutura, em especial de energia. Estes gargalos são, em parte (mas não só), consequência da política de juros altos que frearam o investimento nos últimos anos.

2 – O PAC tenta eliminar esses gargalos. Talvez pudesse usar PPPs para trazer o setor privado para a área, mas está difícil chegar a um consenso sobre as PPPs, e o investimento não pode esperar esse debate. Portanto, vai com dinheiro público, mesmo.

3 – Na medida em que esses gargalos forem sendo eliminados, o efeito de uma queda de juros e da melhoria do ambiente de negócios sobre a inflação será menor. Por isso o governo opta por começar as obrar de infra-estrutura, mesmo que só para sinalizar que esta será a direção do investimento público de agora em diante.

Neste sentido, o PAC seria um esforço para remediar os efeitos colaterais da política de juros altos (que foi necessária), antes de abaixar os juros (e, talvez, implementar a agenda micro-econômica).

Bonitinha a história, não? Não estou dizendo que pensaram nisso antes de fazer o PAC, mas talvez o efeito seja este, se tudo for implementado (aí é que mora o perigo).

Anúncios


No Responses Yet to “Mais PAC”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: