Sobre a "Pior Legislatura de todos os tempos"

05fev07

Hoje na Folha o Fernando Rodrigues escreveu uma das melhores colunas que eu vi nos últimos tempos, sobre essa conversa fiada de que a legislatura passada foi a pior de todos os tempos. Melhores momentos:

“Congressos passados no Brasil foram um amontoado de gente empertigada e incapaz de produzir um regime democrático estável. Discursos beletristas sabiam fazer, mas não resistiam a períodos ditatoriais sucessivos -o último de absurdos e longos 21 anos (1964-1985).

Há também a tese “congressistas de antigamente eram melhores”. Mais ou menos. Tome-se o exemplo mais recorrente, Ulysses Guimarães. Nos anos 70, deveria ter combatido o Colégio Eleitoral que escolhia presidentes “manu militari”. Mas a ambição fez de Ulysses um anticandidato que não renunciou à disputa, como combinado. Derrotado, legitimou a farsa. Mais adiante, a dificuldade atroz de Ulysses para atingir intelectualmente o século 20 o impediu de evitar o maior monstrengo legislativo que uma democracia poderia conceber -a Constituição Cidadã (sic), cujo efeito prático foi congelar o abismo entre ricos e pobres, dado o número de privilégios criados para determinadas castas. Só a corporação dos advogados é citada incríveis 23 vezes no texto. “

Anúncios


No Responses Yet to “Sobre a "Pior Legislatura de todos os tempos"”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: