Iraque

22fev07

Pelo que ando lendo, há três opções para a estratégia americana no Iraque no momento:

1 – A escalada, isto é, a tentativa de corrigir a falta de tropas que caracterizava a desastrosa estratégia de Rumsfeld. Com tropas suficientes, os americanos poderiam reprimir os insurgentes e o governo Iraquiano teria condições de pelo menos tentar funcionar. Essa solução provavelmente seria a melhor, se não fossem dois fatores: 1) o número de tropas enviadas por Bush ainda é pequeno. A estimativa dos que antes criticavam Rumsfeld é que seriam necessárias duas ou três vezes o número da escalada atual para manter o Iraque estável. Mas, a essa altura do campeonato, Bush precisaria reinstaurar o alistamento obrigatório, o que não seria aceito pela população americana. e 2) o atual governo Iraque é suspeito de ser parte ativa na Guerra civil ao lado dos xiitas, o que quer dizer que o engajamento americano não poderia ser simplesmente de defesa do governo Iraquiano.

2 – A partição: isto é, acabar com esse negócio de Iraque. O Curdistão, que é autônomo e estável desde os anos noventa, ficaria entregue aos Curdos, o Sul aos xiitas, o centro aos sunitas. A separação não precisaria ser total: o Iraque poderia sobreviver como uma federação sem poder algum sobre as províncias. Os problemas dessa solução são óbvios: a Turquia não quer a independência Curda, e sabe-se lá o que aconteceria se o grande território xiita se aliasse ao Irã xiita.

3 – A retirada, com a consciência de que o Iraque mergulharia no caos. Considerando-se que a guerra civil é inevitável, deixa-se que ela se resolva com os massacres habituais, e toma-se uma posição a partir daí. Os americanos conservariam bases no Curdistão e no Afeganistão, para qualquer emergência. Deixando de lado o pequeno detalhe do genocídio inevitável, os EUA perderiam completamente qualquer vestígio de credibilidade internacional, e mesmo as oposições pró-ocidente ao redor do mundo passariam a procurar ajuda em outro lugar, talvez na Europa.

Se alguém tiver alguma solução, cartas para The White House, 1600 Pennsylvania Avenue NW, Washington, DC 20500.

Anúncios


No Responses Yet to “Iraque”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: