Esclarecimento: Blair e Newman

25jun07

Só um esclarecimento, na esteira do comentário do Rabo de Cobra: quando eu digo que a conversão do Blair é a conversão mais importante desde a reforma, falo do fato do cara ser o Primeiro-Ministro. Não é que o Blair seja o cara mais legal que já se converteu, ou que seja mais espiritualmente iluminado que o Cardeal Newman. É que o anglicanismo é uma religião de Estado, que começou com o cisma de um chefe de Estado, e por isso a conversão – a primeira da história – de um chefe de Estado Britânico, mesmo depois de deixar o cargo, é importante. Mal comparando, é como se o presidente do Irã se convertesse ao Islã sunista, ou à fé Bai’hai. Ou se o presidente de Israel virasse cristão.

Aliás: para quem quiser saber mais sobre a vida do Cardeal Newman, que causou uma confusão miserável em Oxford no século XIX, era um sujeito brilhante, e um dos maiores estilistas da língua inglesa que eu já vi, dê uma olhada nessa biografia. Há também uma campanha por sua canonização, que pode ser apoiada (por quem se interessar) através desse site, onde também há seus trabalhos disponíveis online.

Em tempo: em sua visita ao Papa no último sábado, Blair deu de presente três fotografias assinadas de Newman a Bento XVI.

Anúncios


No Responses Yet to “Esclarecimento: Blair e Newman”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: