Policy Bank

31ago07

O Policy Network é um think tank da turma “New Labour” da Ingalterra que produz uns documentos bacanas. Eles agora têm uma nova iniciativa, o “Policy Bank”, onde eles pretendem divulgar idéias interessantes sobre políticas públicas progressistas. Até agora já catalogaram duas:

1) O Baby Bond:  Todo mundo que nasce recebe uma poupança em seu nome com uma graninha. Os pais podem depositar mais, mas nunca tirar. Quando o moleque faz dezoito anos pode tirar. A vantagem do sistema seria compensar uma das grandes desvantagens das crianças pobres que conseguem chegar ali na hora de entrar na faculdade, em relação aos filhos da classe média: a falta daquela graninha paternal que pode pagar uma faculdade, ajudar a abrir um negócio, etc.

2) Fundo de Ajuste à globalização: o sujeito que perder o emprego porque o setor em que ele trabalha se tornou não-competitivo devido à globalização recebe uma ajuda para procurar outro emprego, se requalificar, começar um negócio próprio, etc. A ajuda seria oferecida por tempo limitado.

O primeiro programa parece mais pertinente no caso brasileiro, e, na verdade, uma versão dele já está sendo implementado pelo Aécio Neves em Minas: é o Poupança Jovem, que me parece uma idéia muito boa: os adolescentes recebem R$ 1.000,00 por ano em uma conta e sacam em três anos (meu deus, elogiei um tucano, vão me encher o saco).

 Acho melhor subsidiar criança, mesmo, que é socialmente mais frágil, mas a ênfase nos adolescentes é razoável se o foco for diminuir a violência. Quase todo mundo que vira criminoso é homem que começa no crime (em geral, começa no crime leve) durante a adolescência. Há uma janela etária dentro da qual a probabilidade de se virar criminoso é muito maior. Se você conseguir fazer a molecada passar por essa idade sem se meter em problema, a expectativa é que a criminalidade caia significativamente.

O link do Policy Network deve entrar aí do lado esses dias.

Anúncios


One Response to “Policy Bank”

  1. 1 Ze

    O queeeee!!! Você elogiou um tucano!!!!! Traidor!!!!!!!!!!!!!!!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: