Leilão da Vale

04set07

A discussão sobre o leilão da Vale voltou a animar a blogosfera brasileira. O Alon e o Torre de Marfim produziram alguns bons argumentos, e o Hermenauta (não consigo linkar para posts específicos lá, desçam até “Vale o que está escrito”) trouxe para a discussão uma informações importantíssimas (a Vale ainda é, em grande parte, propriedade estatal).

A discussão lembra a discussão sobre a privatização na Rússia, resumida aqui. Mesmo se tiver havido sacanagem, será uma boa idéia, dez anos depois, reverter o processo? Talvez fosse o caso de investigar se houve sacanagem, punir eventuais culpados individualmente,  sem mexer na estrutura de propriedade da coisa.

Uma outra possibilidade seria taxar os lucros excessivos (uma vez que se tenha identificado a sub-avaliação do preço), mas não sei o quão fácil é fazer isso.

A propósito, na época da privatização da Vale ouvi uma história que não sei se é verdade, e nunca mais ouvi. Era o seguinte: os caras ofereceram uma merreca pela Vale porque sabiam que o governo precisava aceitar qualquer coisa, porque precisava que entrassem dólares para equilibrar a balança, sob risco devido à crise cambial. Se alguém souber algo sobre isso, gostaria de saber.

Anúncios


One Response to “Leilão da Vale”

  1. Obrigado pela citação.

    O link é este:

    http://www.subsolo.org/hermenauta/archives/2007/09/index.html#a008405

    (também não sabia achar, o S Leo foi quem teve que me ensinar… 🙂 )

    abração


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: