CPMF

18set07

A vida toda eu ouvi que a CPMF era uma desgraça, imposto em cascata, etc. Mas agora ouvi dois sujeitos razoáveis falando mais ou menos bem dela. O primeiro foi o Marcos Cintra, que propõe o famoso imposto único, e que agora sugere que ele seja cobrado mais ou menos como a CPMF. O segundo foi o Joaquim Levy, secretário de fazenda lá do Rio, e cara muito inteligente, citado no Hermenauta.

Bom, se fosse possível tirar impostos da folha de pagamento, a princípio me pareceria bom. Gostaria de ver mais discussões sobre isso.

A propósito, estou fuçando aí tentando encontrar um artigo sobre o efeito do imposto único (implantado em vários países pós-comunistas, aparentemente com sucesso) sobre a desigualdade. Se achar eu digo.

Anúncios


3 Responses to “CPMF”

  1. É interessante o modo como encaram a idéia do imposto único na União Européia, por exemplo. Lida com uma diversidade de informações e aplicabilidade parecida com as discussões travadas – às vezes incoerentemente, no Brasil. Para vozes dissonantes, temos as visões do partido comunista português e de alguns outros poucos partidos de esquerda dentro da Europa- guardadas as diferenças com a realidade brasileira. Infelizmente, não se pode mais levar em consideração a esquerda francesa (quem diria?), ainda mais depois do “Pop” Sarkô.

    No caso de países pós-comunistas, os casos não de sucesso, mas de “caminhando relativamente bem”, são bem empolgantes. Só que não aplicáveis à realidade brasileira. Somos muito grande e em milhares de micro-partidos interseccionados ad infinitum. Uma pena…. o Vietnã não adotou, mas se organizou muito bem. Mas aqui é grande demais, diversidade demais, a desigualdade de taxação cruel faz, infelizmente, ser verdade de que qualquer reforma passaria antes, necessariamente, por uma soltura das amarras – o pais se sustenta em desigualdades e taxações absurdas, mas se sustenta! Simplesmente cortá-las, só vai deixar tudo cair.

    O imposto único só precisa ser, antes de implementado, projetado para abarcar estes rombos criados pelas diferenças.

    Só que é esta fórmula para quase tudo no país que anda errado. E nunca alcançada…

    =\

  2. 2 Rabo de Cobra

    off-topic (tem hífen mesmo?)…

    Soube no Sullivan:

    “Am I Liberal Or Conservative?

    “I took the interesting YourMorals test, invented by University of Virginia psychologist Jonathan Haidt, and covered in the NYT yesterday. His theory is that our evolution gives us instincts toward both camps – but that the conservative instincts are deeper, older and more inchoate.”

    Para fazer o teste e contribuir para uma pesquisa científica, vá neste link:
    http://www.yourmorals.org/

    Ron Bailey da Reason Mag também se interessou e fez o teste:
    http://www.reason.com/blog/show/122570.html

  3. 3 napraticaateoriaeoutra

    Grande Henrique, seja bem-vindo, você parece bem informado (bom, mais bem informado do que eu) sobre o assunto. Fiquei curioso de saber qual a posição do PCP. Você tem razão, nos países do Leste não se trata de um sucesso excepcional, mas sim de uma conquista razoável, o que, como sempre digo, é o máximo que se pode esperar da transição pós-socialista. A grande vantagem para esses países é que a estrutura administrativa do IU é muito mais simples, o que era uma vantagem enorme em um contexto em que o sistema de taxação teria quer ser criado de um dia para o outro.

    Mas permaneço curioso.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: