Eleição nos EUA: Flórida

30jan08

Ontem aconteceu coisa pra cacete:

1 – Salvo avassalador realinhamento dos eleitores de Huckabee (apoiando Romney) antes da terça-feira, McCain deve ser o candidato Republicano à presidência. Uma vitória maior do que a esperada, que incluiu distritos conservadores onde Romney parecia garantido. O apoio do governador da Flórida parece ter sido decisivo.

2 – Giuliani foi pro saco. Vai tentar ser vice apoiando o McCain por esses dias. Suspeito que o estrategista de campanha do Giuliani era o mesmo cara que falou pro Alckmin em 2006, “Vai lá e tira foto com o Garotinho, esse cara vai te dar voto pra caramba!”.

3 – Bloomberg não deve ser candidato. O prefeito de NY estava esperando o resultado das primárias, e se lançaria se os candidatos escolhidos fossem polarizadores (por exemplo, Hillary e Huckabee), se apresentando como moderado. Se McCain for candidato, ele está fora, principalmente se do outro lado for o Obama. Tem que torcer pela virada do Romney.

4 – Os democratas ontem fizeram um negócio perigosíssimo. O partido na Fórida fez suas prévias mesmo sabendo que o Comitê Nacional já garantiu que não aceitará seus delegados na convenção nacional. O problema é que a Flórida resolveu antecipar a data de sua primária, anteriormente marcada para a Super Terça-Feira. O Comitê Nacional já disse que se eles fizessem isso, os delegados não iriam para a convenção. Os candidatos democratas se comprometeram a não fazer campanha lá, mas, que beleza, estão dizendo que a Hillary fez. E ganhou ontem. Agora, se empata mais ou menos a Super Terça-Feira, quero ver se a Hillary não tenta validar esses votos.

Anúncios


6 Responses to “Eleição nos EUA: Flórida”

  1. 1 Amiano

    A coisa mais triste foi ler agora que o Edwards está deixando a campanha. Eu não me identifico com o que ele diz, mas que ele cumpria um papel fundamental, o de lembrar que dar assistência aos mais pobres é papel essencial do governo, ah isso ele cumpria.

  2. 2 Rabo de Cobra

    Edwards, o populisteiro… um cara que paga R$300,00 num corte de cabelo só pode ser um boçal.

  3. 3 Goes

    Torcendo pelo Mac Cain, pra ver se ele mata o Mac Abel no Mac Donald’s.

  4. Eu também acho que o Edwards é meio populista, mas era mesmo o único cara falando de pobre. Agora, o slogan do McCain poderia mesmo ser “tratarei todos vocês como se fossem meus irmãos!”

  5. 5 Amiano

    Caros RDC e Na Prática. O Edwards é, sim, um populista. O problema é que a gente tem que se lembrar que populismo, lá, não é igual a populismo, cá. Assim como liberal, por exemplo. Se o que vocês estão dizendo é que as políticas do J.E. visavam incorporar as massas e manipulá-las, à la Getúlio ou Lula, bom, acho que o próprio enunciar da frase expõe o ridículo do raciocínio. Se o que vcs estão dizendo que ele era populista no sentido em que o FHC comeu buchada de bode e andou em lombo de mula, idem. Agora, se estão dizendo que ele é populista porque defende políticas tipo seguro saúde universal (gozado que isso aqui no Brasil ninguém critica), porque suas políticas econômicas são blue collar, ou porque sua atitude com relação à política internacional é a de um Democrata clássico (ou seja, isolacionista at best), bom, então estão absolutamente certos. Mas o fato é que estas são políticas que, bem ou mal, tem que ser discutidas por qualquer candidato do Partido Democrata, e por qualquer social-democrata. É interessante ver como a retórica do debate político brasileiro assumiu, em alguns aspectos, um caráter anti-popular. Enfim, vai entender.

    Mas o slogan do McCain deveria ser “tratarei todos vocês como se fossem meus netinhos!”

  6. 6 Goes

    Eu não quero ser tratado como pagodeiro!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: