Vice-Presidentes

08fev08

Os caras do The Monkey Cage, que são cientistas políticos famosos, desenvolveram, faz alguns anos, um modelo para prever os candidatos mais prováveis à vice-presidência nas eleições americanas. O modelo inclui as seguintes variáveis explicativas: a diferença de idade entre os candidatos (em geral, jovem escolhe vice velho e vice-versa), se os candidatos já se enfrentaram em prévias presidenciais, se já se enfrentaram esse ano, e a porcentagem do colégio eleitoral representado por seu Estado de origem. Aplicado à disputa democrata desse ano, o modelo sugere uma tendência (não excepcionalmente forte) do Obama escolher a Hillary, e vice-versa. Mas o modelo prevê quem seria o melhor vice do ponto de vista do candidato à presidência, não diz nada sobre a conveniência do sujeito aceitar ser vice.´

O que nos leva a esse outro post do Daniel Drezner, sobre o paradoxo (tecnicamente, seria um dilema, eu acho, não um paradoxo) da escolha de um vice. Tem que ser um cara que pudesse ser presidente, se isso fosse necessário (o que excluiria o Huckabee). Mas, se for um cara bom assim, você tem que dar um troço sério pra ele fazer, e isso nem sempre dá certo (várias das burradas do Bush foram idéia do . O cara no topo da chapa pode ficar ofuscado pelo vice. Daí que os caras do Monkey Cage, por exemplo, não acham que a Hillary aceitaria ser vice do Obama.

Só uma curiosidade: dêem uma olhada na lista de possíveis vices do The Monkey Cage, são os caras que eram apontados como candidatos viáveis a presidente no começo do ano passado, e não deram em nada.



No Responses Yet to “Vice-Presidentes”

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: