Obama Republicans

11fev08

Nos anos 80, Ronald Reagan teve uma grande sacada política quando notou que, depois de 68, o Partido Democrata havia se tornado tão à esquerda na política cultural (feminismo, direitos gays, pacifismo, etc.) que perdeu sua base mais tradicional, os trabalhadores blue-collar, que queriam políticas sociais, mas eram culturalmente mais-ou-menos-conservadores. Como dizia Reagan para os caras, “Vocês não deixaram o Partido Democrata, o Partido Democrata deixou vocês”. Esses caras ficaram conhecidos como os “Reagan Democrats”.

A reação dos Democratas se due através da criação do Comitê da Liderança Democrata (DLC), que tentou trazer o partido de volta para o centro de novo. Políticos como Gary Hart (que deixou de ser candidato à presidência porque pegaram o cara com uma dona gostosona traindo a mulher)  propuseram um discurso mais moderno para os Democratas, que levasse em conta o fato de que os Reaganistas e Tatcheristas estavam respondendo a problemas reais da transformação social ocorrida nos anos 70/80, que exigiam uma posição dos democratas. O Clintonismo saiu disso aí.

Com o fenômeno Obama, o partido parece estar tentando partir para uma nova ofensiva em território Republicano, análoga à que Reagan fez no território democrata. Não estamos falando só de Republicanos heterodoxos como o Andrew Sullivan, entusiasta do Obama, mas de Evangélicos daqueles que não estão na dúvida entre Obama e Hillary, mas entre Obama e Huckabee.

Se Obama se aproveitar da briga entre McCain e os evangélicos e conseguir trazer esses votos para os democratas, o Bill Clinton se separa da Hillary e casa com ele.

PS: a discussão sobre a eleição norte-americana continua bacana lá no Idelber.

UPDATE: corrigimos o post, visto que antes havíamos confundido as siglas do DNC e do DLC, graças ao sempre vigilante André Kenji, que nos alertou para o fato. Valeu, André!

Anúncios


5 Responses to “Obama Republicans”

  1. 1 Andre Kenji de Sousa

    Hmmm… DNC é o comitê de campanha dos democratas, fundado em 1948. Você deve estar falando do DLC(Democratic Leadership Council), mas este foi fundado em 1984 depois de uma surra violenta que o candidato Walter Mondale levou de Reagan(Ano em que a popularidade de Hart estava no seu auge). Na verdade, Hart nunca fez parte do DLC, Gore, Edwards e Clinton sim, mas Hart não.

  2. 2 napraticaateoriaeoutra

    Valeu pela correção, André, já troquei a sigla no post. Quanto ao Hart, não disse que ele fez parte do DLC, se o texto deu essa impressão é porque está mal escrito. A idéia é que, paralelamente à criação do DLC, outras tentativas de atrair os Democratas para o centro estavam em curso, como as representadas pelo Hart, que se opunha ao populismo econômico mais tradicional do Mondale, que levou a referida surra do Reagan.

  3. 3 Andre Kenji de Sousa

    Mas o problema é que Mondale era bem exagerado nisso, não que Hart fosse uma alternativa aos moderados, que tendiam a apoiar John Glenn em 1984…. Aliás, se Reagan tivesse suado mais para vencer talvez nem tivessemos o DLC….

  4. Não entendi bem porque o Hart seria uma alternativa aos moderados. Você quis dizer alternativa moderada? Você parece conhecer essa história bem melhor que eu, mas acho que é mais ou menos corrente a versão de que o Hart foi uma tentativa abortada de fazer o que o Clinton fez nos anos 90.

    Estou dizendo tudo isso de memória, mas acho que, inclusive, havia um texto qualquer, um manifesto, algo assim, que ele escreveu nos anos 80, que foi importante no debate sobre a moderação dos democratas. Se eu estiver errado, me corrija. Se tiver tempo depois tento achar na web.


  1. 1 Dissidência » Blog Archive » McCain é o favorito, não Hillary ou Obama

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: