Anti-Clímax

12fev08

Como vocês devem ter notado, nós aqui acompanhamos a eleição norte-americana com grande interesse, porque gostamos de política, e porque é importante, mesmo.

Agora, é difícil não pensar no seguinte: é provável que o próximo presidente americano, seja ele Hillary, Obama ou McCain, seja bem melhor que a média. Mas vai pegar um buraco tão grande deixado pela excelência que lá se encontra, que é praticamente impossível que satisfaça a expectativa gerada por uma campanha bacana como a que tem se desenrolado até agora.

A economia está uma merda, o Iraque melhorou, mas ainda está uma merda, os aliados querem sair do Afeganistão o mais rápido possível, sabe-se lá o que o Irã vai fazer, sabe-se lá o que o Chávez vai fazer, a Palestina está pior do que nunca e as negociações internacionais, de Kyoto a Doha, estão com 1,99 pés na cova.

Nada disso produz um clima muito propício às reformas simpáticas que vêm sendo propostas na campanha. O  mais provável é que o próximo coitado tenha que passar boa parte de seu tempo tapando buracos herdados do Bush, enquanto os travestis bushistas dizem que no tempo deles é que era bom.

Naturalmente, outra maneira de ver a questão é a seguinte: só quem pode amarrar essa costura toda é um grande líder, com uma visão nova, que reconstrua o projeto de globalização dos anos 90 sob novas bases que eu não sei quais são. Espero que esses três caras estejam falando sério quando dizem que são grandes líderes, porque vão precisar ser.



One Response to “Anti-Clímax”

  1. 1 Felipe Basto

    O/A Grande Lider tem que arrumar a casa no primeiro ano, implementar reformas no segundo e terceiro e se reeleger no quarto. Depois é verificar se tudo está dando certo, mudar algum curso e descobrir o próximo GL.Não sei se dá tempo, acho que não. Nem sei se algum deles está realmente interessado.

    Tem que ser mais fodão que o capitão Nascimento e o Jack bauer jutos. Só o Chuck Norris.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: