Venkatesh

15fev08

                    venkatesh.jpg 

Boa reportagem no Guardian (o site deles saiu do ar, quando voltar eu boto o link) sobre o Venkatesh, que nós já comentamos aqui. O cara agora lançou uma espécie de biografia contando sua experiência pesquisando as gangues de Chicago, que está causando polêmica porque narra episódios de violência que ele presenciou, ou, mesmo, participou (o que inclui dar uma bica na barriga de um cafetão). Muita gente acha que o cara cruzou uma linha ao continuar o estudo mesmo depois de presenciar isso tudo.

Pessoalmente, eu acho o seguinte: ou se estuda isso ou não se estuda. Eu acho melhor estudar. Se for pra estudar, alguém vai ter que ir lá viver com os caras, porque, por exemplo, os livros-caixa da gangue não vão sair no Portal da Transparência. Você tem que ir lá convencer os caras a te darem essa informação. Depois, se der, você arruma um economista famoso pra analisar o que você conseguiu.

E, se você for lá, é isso aí que tem pra ver, mesmo.



One Response to “Venkatesh”

  1. 1 goes

    Eu só sei que “the specification of how goods can be transformed into each other is called the technology of the model and the specification of how goods are transformed to satisfaction is called the utility function. Given this structure and some initial bundle of goods parece que o lance é decidir how much to invest and how mich to consume in order to maximize utility summed over time. Se a economia for non-contracting that is. E uma vez que o petróleo não é renovável será que todos os modelos que supõem que seja possível continuar produzindo determinados goods indefinidamente não são flawed? Foi a primeira coisa que eu pensei quando li essa porra.


Deixe uma resposta

