Obamamen

26fev08

Muito bacana esse artigo da New Republic sobre os acadêmicos que aconselham o Obama (hat tip: Marginal Revolution). A idéia central do artigo é que os assessores do Obama são uns caras bem acadêmicos e não muito empolgantes em termos de “grande visão”, mas cheios de novidades incrementais. Duas coisas que achei interessante, na área econômica:

1- Grande influência da turma do “behavioural economics”, aqueles caras que estudam desvios de racionalidade econômica. Por exemplo, vários estudos mostram que as pessoas poupam irracionalmente pouco para a própria aposentadoria se deixadas a si mesmas, mesmo que as empresas ofereçam planos vantajosos. Por outro lado, se você inclui todo mundo no plano de aposentadoria na marra, e depois deixa o cara sair quando quiser, o mesmo cara que não queria entrar não quer sair.

2 – Segundo a história oficial contada pelos democratas, o grande lance do Clinton foi o seguinte: corta o déficit agora, reduz a expectativa de juro futuro, porque aí o pessoal, já contando que daqui a pouco o juro vai ser baixo, começa a investir agora. Os Obamamen concordam com isso, mas discordam da idéia de que todo o surto de crescimento da era Clinton foi causado pela redução do déficit: argumentam que o investimento em pesquisa e infra-estrutura foi também (ênfase no TAMBÉM) importantes, e propõem uma nova ênfase nisso aí.

Na área internacional, a matéria revela que o cara com  quem o Obama se consulta em assuntos latino-americanos é um cara chamado Dan Restrepo, cuja ficha completa pode ser encontrada aqui.

Anúncios


No Responses Yet to “Obamamen”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: