Observatório da Guerra (1)

03mar08

Faz um tempão que estamos (nós e uma pá de gente) cantando a bola de que o Chávez está querendo invadir a Colômbia. Eu achava que a provocação seria na Nicarágua, pelo conflito das ilhas oceânicas, mas o ataque ao dirigente das FARC em solo equatoriano pode ter mudado o desenrolar do processo. Ainda pode ser que não haja guerra, mas as chances já estão maiores que 50%.

A única chance disso não descambar é o governo do Equador resistir às pressões do Chávez para declarar guerra. Se o Equador não declarar guerra, seria meio ridículo o Chávez declarar para defender o Equador. O problema é que o Equador parece estar metido a sério com as FARC.

 Estamos nas mãos do Corrêa. A esta altura, Celso Amorim deve estar enchendo o saco do Corrêa de tudo que é jeito para ele ficar na dele. A pressão brasileira é importante, mas dependemos também da Argentina fazer a parte dela.



8 Responses to “Observatório da Guerra (1)”

  1. 1 Japajato

    Fudeu.

    O que pegou no documento foi “oficializar as relações”, o resto dava pra explicar como negociação para facilitar as “trocas humanitárias”.

    Mas o Equador deve dizer que esses documentos são falsos, blábláblá, só pra justificar a invasão, yadayadayada, sábios do Sião, nhénhénhé, escolha racional, and so on.

  2. Pessoal, acabou de sair no MSN notícias, a fonte é a BBC:

    “EQUADOR ROMPE RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS COM A COLÔMBIA”

    Confiram agora!!! 21:49 minutos.

  3. 3 Igor

    Não podemos nos esquecer da Guiana.

  4. 4 Goes

    Ó. Apaga aí o anterior que é deselegante citar os outros assim como eu citei. Mas repetindo o que eu havia dito: Eu dissera que quando a guerra estourasse muitos diriam que era uma agressão legítima por parte da venezuela etc etc, e não é que encontro um amigo comum, no metrô, que me diz que é justo que a Venezuela intervenha em defesa do Equador (Embora os EUA não possam ser polícia da América Latina) e que o Chaves não pode assistir impassívo o Uribe tramar contra ele sem tomar providências (Mas o Bush não pode agir preventivamente).

    É por isso que eu faço coro com o NPTO perguntando cadê a coerência na porra da esquerda. Se bem que ele ainda se considera esquerda, eu nem sei mais.

  5. Pois é, japajato, vai rolar um sábios do Sião básico.

    Igor, também achei estranho ele não ter mexido na Guiana ainda.

    Renato, eu vi a notícia, valeu, mas a coisa está feia, mesmo. Vamos torcer para a coisa ficar só na lenga-lenga diplomática, mas, não sei, não.

    Goes, se você não for mais de esquerda, meu mundo caiu. Na verdade, acho que aconteceu com você a mesma coisa que aconteceu comigo: você era da esquerda maluca, agora continua de esquerda, continua maluco, mas sabe separar as duas coisas🙂

  6. 6 Goes

    Ah, sim. Só uma consideração muito rápida porque eu TENHO UM PLANE TO CATCH🙂
    O que o Chaves ganhar invadindo a Colômbia? A rigor, não é território, é a derrubada de um governo capenga e a substituição deste pela narcoguerrilha, que come na sua mão. E como o Bush filho da p. tá ocupado demais (além de impopular demais) pra se meter onde realmente deve, sei não, esse cara vai bagunçar a geopolítica, a matriz energética e a porra da economia na américa latina. Vamos todos pagar o pato.

  7. 7 Felipe Basto

    Salve NPTO! Grande Goes! Vamos pagar o pato ou comer peixe assado depois que esse mar pegar fogo? Sendo um pouco cinico dá pra pensar que o Brasil entraria numa dessas como principal negociador da paz, com chances de finalmente consolidar uma posição (imperialista) de liderança politica regional e (mais importante) não jogar mais em lugares altos, inadequados a prática esportiva de times de primeira divisão, coisa que o Lula não sabe mais do que se trata.
    P.S.: Acho que estou virando ambidestro, não sei se ainda sou gauche na vida, e com a perna toda enfaixada e cheia de pontos, não posso chutar de esquerda.Mas maluco, sempre.
    P.S.2 :RUMO A TÓQUIO, altura só no avião.

  8. 8 Felipe Basto

    Essa é de outro blog que eu frequento, o Weblog do Pedro Doria. Ilustra bem o que muita gente aqui deve estar pensando.
    http://pedrodoria.com.br/2008/03/06/sobre-esquerda-e-direita-ideologia-e-dogmas/

    Blogão.


Deixe uma resposta

