PT e PSDB (2)

04mar08

E, vejam só, não sou só eu que gostaria de ver a aliança PT/PSDB. O ex-secretário de segurança de SP Marco Vinicio Petreluzzi escreveu na Folha hoje um artigo sugerindo a mesma coisa, a partir do caso de BH. O André, do Volta dos que não foram (que já fica aqui apropriadamente hat-tipado) já disse mais ou menos tudo o que tinha que ser dito sobre isso, mas gostaria de acrescentar que existem algumas dificuldades sérias a serem superadas (além da cara de putinho de parte da militância).

1 – Os interesses dos sindicatos do serviço público, que se fortaleceram dentro do PT à medida que os sindicatos do setor privado foram se enfraquecendo. Suponho que uma aliança PT/PSDB teria como uma de suas prioridades reformar o Estado (visto que quem gosta de Estado é a esquerda, os liberais querem reduzi-lo). Essa resistência seria muito difícil de ser vencida. Mas nada garante que seria impossível.

2 –  O longo de 15 anos de antagonismo, PT e PSDB fizeram suas próprias alianças com grupos rivais de sem-vergonha, tanto entre partidos quanto, provavelmente, entre lobbies variados.

3 – O PSDB teria que arriscar perder o eleitorado conservador que ganhou nesse tempo em que se fixou (de maneira algo anti-natural) como anti-PT.

Eu ainda acho que as vantagens são maiores que os problemas, mas não tenho muita esperança da aliança sair, não, pelo menos enquanto não houver um partido de direita não-caricato do outro lado.



One Response to “PT e PSDB (2)”

  1. 1 Igor

    Pois é, pela entrevista do FHC que li recentemente, ele disse que não existe direita no Brasil. Nenhum grupo sério embala. É verdade.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: