Quase fomos pro saco

10mar08

Se você quiser ficar assustado, assustado MESMO, leiam essa matéria da Wired (hat tip: Marginal Revolution) sobre como o Nixon resolveu se fingir de doido em 1969 e mandou caças armados com bombas atômicas muito mais poderosas do que as que destruíram Hiroshima invadirem o espaço aéreo soviético. O objetivo era fazer os soviéticos acreditarem que ele ia começar o grande pega-pra-capar nuclear (conhecido em círculos especializados como GPPCN) se eles não mandassem os norte-vietnamitas fazerem mais concessões. Bom, no caso, “fingir” talvez não seja o termo.

Sempre me fascina o fato de que, conversando com colegas cinco ou seis anos mais novos que eu, eles não tenham a menor idéia do que foi viver tendo a plena certeza de que haveria um conflito nuclear e a humanidade seria exterminada em poucos anos. Várias vezes vi gente brincando na escola de dizer “nada, o mundo vai acabar, mesmo”, quando perguntavam “o que você vai ser quando crescer?”.



7 Responses to “Quase fomos pro saco”

  1. Vide post do Watchmen no avolta.

  2. Valei pela dica, Dr. vtYojr, é uma satisfação ter um bacharel da sua categoria entre nós comentando!

  3. 3 Felipe Basto

    Assustado eu não fiquei. Isso foi antes de eu nascer.Asustado eu fico quando penso que essa peça pode começar de novo, com atores ainda mais canastrões que o Nixon.

  4. 4 Goes

    ha ha ha. Ainda bem que o Nixon não quis brincar de maluco comigo! Já pensou se EU fosse o generalíssimo supremo da URSS na época? Vocês tavam fudidos!

  5. HAHAAHAHA, não poderia concordar mais. Essa só vai entender quem conhece o Goes (que é um cara inteligentíssimo, mas é maluco).

  6. 6 Japajato

    O Goes? Um dos sujeitos que é mais maluco, mais inteligente e mais viado determinado do que eu?!? Que “Watergate” que nada, o maior escândalo do Nixxon ia serum tal “Bedwetting”.🙂

  7. 7 Felipe Basto

    Realmente,Goes tu perdeste a oportunidade de ser secretário geral do partido, mas ainda dá tempo de tomar a Venezuela e trocar petróleo e cocada boa das Farcs por armas nucleares. Depois, você marcha para o Caribe e monta alguns misseis em Cuba. Se o Tio Sam atacar, Cuba lança.


Deixe uma resposta

