Crise Financeira e Cálculo Socialista

24mar08

O Tyler Cowen escreveu uma matéria no NYT analisando a atual crise financeira à luz do debate sobre o cálculo socialista, que nós resumimos aqui (tem um artigo do Cowen sobre o assunto aqui). O raciocínio da analogia é o seguinte:

1 – A venda de certos títulos muito ruins, como junk bonds e títulos ancorados em hipotecas, parou completamente. Isto é, não aconteceu o que seria de se esperar, uma queda extrema do preço desses troços até eles voltarem a serem bons negócios, o que permitiria uma avaliação correta do quanto cada banco está encrencado por ter essas coisas na mão.

2 – Como o mercado parou, essa avaliação não é possível; tal qual em uma economia socialista, os preços não transmitem mais adequadamente a agregação do quanto o pessoal acha que vale a parada.

3 – Sem essa informação, estamos ferrados, porque grandes bancos estavam metidos até o pescoço com esses títulos. Quanto valem esses bancos agora? Muito menos? Nada? E quanto vale a empresa do cara que deixa sua grana nesse banco? Essa grana ainda existe?

A grande questão, no caso, é porque o mercado travou, ao invés de forçar uma baixa de preços extrema. O Cowen argumenta que há muitas poucas empresas com o expertise necessário para avaliar esse tipo de produto muito ruim (mas que, se você comprar muitíssimo barato, fica bom). Além disso, bancos que têm essas coisas na mão podem estar se negando a vender barato, em parte porque os administradores têm medo de perder o emprego.

Note-se que essa não é uma análise das causas da crise: é uma discussão sobre porque o mercado não a está resolvendo.

PS: enquanto vocês estiverem lá no MR, dêem uma olhada nos motivos pelos quais o TC não apoiou a guerra do Iraque.



No Responses Yet to “Crise Financeira e Cálculo Socialista”

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: