Bartels

07abr08

Para aqueles que, como o vtYorj, ficaram meio intrigados com o gráfico do Bartels sobre os efeitos do partido no poder sobre a distribuição de renda nos EUA, o autor do estudo escreve hoje no Rodrik. A grande dúvida não é sobre a precisão estatística do estudo, mas sobre quais seriam os mecanismos que produziriam esse resultado (vejam o Krugman). Uma hipótese é que os republicanos aceitam uma recessãozinha básica de vez em quando.



2 Responses to “Bartels”

  1. 1 Homero

    “The distributional outcomes are shown with one year’s lag.”

    Essa afirmação pode dar uma idéia de quão complexa é a questão. Porque o Bartels não utilizou os dados apenas dos anos em que os presidentes governaram?

    Política econômica tem enormes conseqüências para as variáveis no futuro. Só para citar um exemplo, a política monetária praticada pelos bancos centrais costuma ter efeitos entre 18 e 24 meses depois que há uma alteração na taxa de juros. Se o banco central aumentar a taxa de juros para 11,50% nesse mês de abril, a economia brasileira tenderá a sentir o impacto entre setembro de 2009 e abril de 2010.

    O gráfico impressiona, mas um detalhamento dos dados da regressão estatística é essencial para poder dizer se isso não é apenas manipulação partidária.

  2. Homero, seja bem-vindo, e valeu pelo comentário. Pois é, também pensei nessa questão do lag. Não li o livro, mas visto que essa objeção é bem razoável, imagino que o cara tenha experimentado usar vários lags e tenha escrito no livro se algum dava um resultado diferente.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: