Maiores Intelectuais da Prospect

23abr08

A Prospect lançou novamente a competição dos maiores intelectuais públicos do mundo, e vocês já podem ir lá votar. Lembrem-se, não é a competição dos maiores acadêmicos, nem dos mais inteligentes, nem dos mais profundos pensadores. É uma competição em que o cara tem que ser bem mais profundo do que o participante médio dos debates públicos que nos interessam, e influenciar os termos da coisa. O FHC, por exemplo, não escreve nada há séculos, mas está lá, embora não estivesse se a lista fosse dos melhores sociólogos do mundo.

É muito difícil votar, porque os caras são quase todos muito peso-pesados, e você sempre vai se sentir fazendo uma injustiça deixando alguém de fora. Mas o melhor é que tem uma lista de pequenas biografias, que eu acho que algum jornal deveria publicar para ver se a gente saía do isolamento intelectual em que nos encontramos. Dando uma olhada nos perfis, descobri vários outros caras que eu preciso ler, principalmente na área de estudos sobre desenvolvimento (queria ter votado no cara do microcrédito, aliás).

Meus votos foram:

1 – Paul Krugman: é um dos maiores especialistas em economia internacional, escreve pra cacete, e está, decididamente, no centro dos debates mundiais. Na média dos vários fatores que fazem um intelectual público, eu acho imbatível.

2 – Martha Nussbaum: filósofa que trabalhou com o Amartya Sen na concepção dessa coisa toda do desenvolvimento como liberdade. Preferi votar nela do que no Sen, que anda meio sumido. Nussbaum também é importante nos debates contemporâneos sobre feminismo.

3 – Joseph Ratzinger: não vou chamar um autor de Papa Benedito XVI, porque aqui no meu comentário ele é só o autor de um livro. Agora, “Introdução ao Cristianismo” é o melhor livro sobre o assunto que eu já vi. E não, não achei o livro muito conservador, não, e não só porque o livro fala de coisas mais sérias. Como Papa, às vezes acho que ele ainda não achou a maneira correta de colocar sua erudição em prática, em que pese a encíclica “Deus é Amor”, a melhor em muitos anos.

4 – Richard Dawkins: de maneira ainda mais clara do que o Ratzinger, levantou todas as grandes questões sobre a cultura ocidental de uma vez, levou-as ao grande público, e, de lambuja, escreveu o melhor livro de divulgação científica que eu já vi, “O Gene Egoísta”.

5 – Umberto Eco: porque eu gosto de quase tudo que o sujeito escreve, e ele está lá no canto superior direito do gráfico erudição acadêmica x bom senso (quase todo mundo está no canto inferior esquerdo).

Porque eu não votei no FHC: não, não é porque não votei nele pra presidente. É porque aqui no Brasil ele só escreve trivialidades (aqueles artigos que saem n’O Globo ou n’O Estadão, por exemplo, não despertam qualquer reação de quem quer que seja, e são chatíssimos) ou artigos partidários. Sua influência real deveria ser sobre a esquerda moderada mundial, onde teria imensa receptividade; mas não vejo ele escrevendo toda hora nos journals que fariam diferença. FHC foi um dos grandes políticos de sua geração, mas não é ainda o grande intelectual que poderia ter sido, basicamente porque ainda não escreveu um trabalho em que convergissem sua obra teórica e sua experiência política.

PS: a revista toda deste mês está excelente. Vai render mais vários posts, não deixem de ler.



One Response to “Maiores Intelectuais da Prospect”

  1. 1 Igor Taam

    Dei um voto para a Anne Applebaum. Indico o site dela desde o início do DI. Fiquei espantado com a indicação dela, digo, não esperava. Enfim, é uma grande jornalista, acompanho-a há anos, praticamente em silêncio, e deu gosto de escolhê-la.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: