Paraguai

23abr08

Se Lugo está animado por causa da reação brasileira à nacionalização boliviana, três considerações:

1 – Para o Brasil, a eletricidade de Itaipu é muito mais importante do que o gás boliviano. A disposição de brigar é muito maior.

2 – A água, ao contrário do gás natural, é um recurso energético renovável. Morales podia argumentar que uma hora o gás ia acabar, e a Bolívia não ia ter aproveitado nada (se esse fosse o caso, seria pela incompetência dos governos bolivianos em desenvolver o país, mas isso é outra história). Se os Rios que abastecem Itaipu secarem, o menor de nossos problemas (nosso e do Paraguai) será a tarifa da luz.

3 – O Paraguai vai mandar o exército ocupar Itaipu? Beleza, então.

Tendo dito isso, não me oponho fanaticamente (me oponho moderadamente) à redução do preço pago ao Paraguai pela energia que ele não usa. Dependendo do argumento apresentado pelo Paraguai, pode-se discutir. Agora, se quiser dar uma de Morales, vai se dar mal.



2 Responses to “Paraguai”

  1. 1 Pictor

    Brigar pra que… são todos companheiros de viagem. Os esquerdistas paraguaios roubarem nossas fontes de energia, isso não dá nem nota de indignação por parte esse governeco quinta-colunista, lesa-pátria e mensalista.

  2. 2 Japajato

    Cara, preciso parar com as drogas…

    Imaginem a cena: o Lula e o Lugo (começou bem) correndo pela barragem, apostando corrida até os controles de Itaipú pra tomar conta da bagaça e quando lá chegam ao mesmo tempo tropeçam um no outro e fazem aquela cara de “Ops!” digna de Buster Keaton, caindo sobre a alavanca que abre as comportas. Os créditos rolam ao som de “Don´t dry for me, Argentina…”.

    Mas falando menos merda não acho que o Lugo vai “pull an Evo” e invadir. Provavelmente os dois lados sabem que o Brasil não vai topar modificar o tratado mas que faça concessão em outras áreas, como a disposição modernizar a rede de distrbuição no Paraguay, como disse o Celso Amorim.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: