Argentina (2)

27abr08

A regra aqui continua a ser: pule os posts e vá direto aos comentários. Vejam o Comentário do Arthur, que eu não conheço, mas, evidentemente, entende mais do riscado do que eu:

“O relativo otimismo do Rodrik é justificado pela crença dele (bem fundamentada empiricamente) que a desvalorização cambial favorece o crescimento econômico.

Já seu medo baseia-se em duas constatações. Primeiro, que para manter o câmbio real desvalorizado tem que ter muito a manha na política econômica. Isso significa algum arranjo institucional que inclua firmeza fiscal e bons controles de capitais. Segundo, que se a inflação dispara o dólar (ou qualquer moeda estrangeira) vira reserva de valor e o governo perde a capacidade de administrar um cambio real desvalorizado (o pass through do cambio pra a inflacao fica muito alto e rapido). Além disso, inflação acaba com as expectativas dos empresários e segura investimentos.

Dado o histórico fiscal sofrível da Argentina ambos medos do Rodrik podem se concretizar. Uma pena. Mas o certo é que a recuperação argentina não teria ocorrido de forma tão voraz nos últimos anos não fosse o câmbio favorável e (alguma) recuperação dos investimentos públicos. A despeito de preços de commodities (que para mim é o argumento da The Economist para toda história de sucesso econômico ocorrida fora dos limites estritos da ortodoxia…).

Torço para a Argentina, apesar de ser discrente da capacidade do casal K fazer as alterações na política econômica que garantam a sustentabilidade. E acho que para o Brasil a lição Argentina é muito clara. O câmbio é muito importante e fazer política fiscal e monetária sem pensar nele (como fazemos hoje, com uma governo que gasta cada vez mais e um BC que atua por Regra de Taylor) é um erro muito grande e que terá custo muito alto. Nada inclusive que Simonsen não tenha falado décadas atrás ou que caras como o Bresser e o Nakano não falem todo dia….”



No Responses Yet to “Argentina (2)”

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: