Argentina (3)

01maio08

(da série: minhas aventuras falando de economia)

Ao contrário do Rodrik, o Schwartsman acha que a Argentina está se metendo em uma fria. Se eu entendi direito, a idéia é a seguinte:

O câmbio subvalorizado que entusiasma o Rodrik (porque facilita as exportações) traz um problema inflacionário: a subida de preço das commodities faz entrar dólar, valoriza o peso, o BC intervém, o dólar sobe de novo. Nesse processo, a turma que trouxe dólar recebe do governo mais peso do que antes recebia (ou seja, o peso se valorizou, mas o governo pagou a diferença), tem mais peso na praça, e a turma do mercado doméstico pode cobrar mais. Aí a inflação aumenta.

Não é um diagnóstico tão diferente do do Rodrik, eu acho. Para o Rodrik a coisa toda poderia dar certo porque o governo poderia fazer um esforçozinho fiscal para compensar a jogada de grana no mercado que ele faz quando intervém no câmbio. Mas esforço fiscal eles não fazem, daí dá merda.

O ministro da Fazenda Martin Lousteau viu que a coisa estava ficando feia, queria aumentar os juros, perdeu o emprego.

Agora, o que eu não sei é se a situação é desesperadora, ou só difícil. Se a dona Kirchner resolver jogar mais sério na área fiscal será que não equilibra? Bom, mas se vocês me perguntarem que evidência tenho eu de que ela faria isso, eu teria que dizer que nenhuma.

Bom, até aí, essa semana eu dobrei minha aposta na Ponte Preta no campeonato paulista.

Se algum dos leitores-economistas notar que eu falei muita besteira, sinta-se livre para reclamar.



No Responses Yet to “Argentina (3)”

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

