PV

13maio08

Aproveitando o comentário do sempre alerta Fábio Reis, gostaria de deixar claro uma coisa: eu apóio o Gabeira para prefeito, mas não apóio o PV. Quando fundaram o PV, ele era uma idéia excelente, eu cheguei a participar de algumas atividades, li o manifesto, que era muito melhor do que qualquer coisa que o PT estivesse produzindo na época. Mas o grupo inicial (Gabeira, Minc, Liszt Vieira, Sirkis) não conseguiu fazer funcionar o partido fora do Rio o negócio virou uma zona, e muitos dos fundadores saíram para o PT (é o caso do Minc, por exemplo, em quem eu sempre voto para deputado estadual). Durante um tempo, existiu a tendência “verdes do PT” – eu mesmo tinha a estrelinha verde deles. Eventualmente, mesmo o Gabeira saiu para o PT.

Com a saída da turma toda, só ficou o Sirkis e os picaretas dos outros Estados que eles tiveram que cooptar para garantir o registro do partido. Se não me falha a memória, o Sarney Filho era do PV. Fora do Rio, o PV é uma espécie de PPS, e mesmo no Rio decaiu muito nos últimos 10 anos. Basta dizer que, em um certo ponto, era o único partido que apoiava o César Maia, o Garotinho e o Lula.

E agora, vejam que beleza, o PV de São Paulo resolveu apoiar o Kassab (vejam o comentário do Fábio abaixo). Que beleza.

Tá aí outra visão política que fracassou (a minha favorita é a aliança PTxPSDB) mas que alguém deveria ter o trabalho de trazer de novo para a discussão: o PV.



9 Responses to “PV”

  1. 1 André

    Se não me engano o Sarney Filho ainda faz parte do PV (veja nesta página: http://www2.camara.gov.br/deputados/index.html/loadFrame.html) e foi ministro do Meio-Ambiente do FHC (99/02) pois o PV fazia parte da base de apoio dele. Ou seja, quando o PV finalmente chegou na iminência de indicar um cargo político de peso (creio que Ministro do Meio-Ambiente no Brasil seja mais do que importante, se não pelo Orçamento, pelo menos pela capacidade de encher o saco), indicou o Sarneyzinho. Não preciso dizer mais nada para corroborar a tese que você expôs acima, NaPrática.

    Abraços,

  2. 2 André

    NaPrática, linkei a biografia do Sarneyzinho errado no comentário anterior.
    O correto é: http://www2.camara.gov.br/internet/deputados/biodeputado/index.html?nome=SARNEY+FILHO&leg=53

    Abraços,

  3. Um ex-professor meu foi candidato a deputado federal, e foi eleito, pelo PV. Ele já passou por PDT, PMDB, PPS, PSDB… Esses são o que eu me lembro. Num programa de tele visão local, perguntado por que ele resolvera se filiar e se candidatar pelo PV, visto que ele não tinha um histórico de militância ecológica, e respondeu candidamente:” Eu fiz uns cálculos e percebi que eu tinha mais chances de ser eleito pelo PV, por causa da legenda”…
    E foi isso que o PV virou…

  4. Se eu me filiar algum dia a um partido político, será ao PV. Por questões ideológicas, por morar na Amazônia e conhecê-la um pouco mais a cada dia, por achar que é uma vergonha completa um país como o Brasil não ter um partido forte nas causas ecológicas e na modernização e civilização do capitalismo “a brazziliana”… Enfim, causas não faltam.

    No entanto, qualquer pessoa que pense seriamente em ingressar no PV hoje, tem uma tarefa hercúlea pela frente: reconstruir o partido. Não é tarefa fácil, na medida em que o PV

  5. Se eu me filiar algum dia a um partido político, será ao PV. Por questões ideológicas, por morar na Amazônia e conhecê-la um pouco mais a cada dia, por achar que é uma vergonha completa um país como o Brasil não ter um partido forte nas causas ecológicas e na modernização e civilização do capitalismo “a brazziliana”… Enfim, causas não faltam.

    No entanto, qualquer pessoa que pense seriamente em ingressar no PV hoje, tem uma tarefa hercúlea pela frente: reconstruir o partido. Não é tarefa fácil, na medida em que o PV, hoje, é uma legenda de aluguel. Mas não desisti, ainda, da idéia de ingressar no PV…

  6. Grande Renato, quem é vivo sempre aparece! Oba, o blog já tem seu candidato a deputado no Pará para a próxima eleição! Se alguém do PV estiver lendo isso aqui, pare tudo que está fazendo, expulse o PV inteiro do Pará e dê o negócio para o cara tomar conta. La garantía soy jo.

  7. Quem é o(a) candidato(a)???? Porque a coisa aqui é difícil…

  8. É o senhor mesmo, excelência!

  9. Me ?!?!?!!?!!?

    Por que eu?!?!?!?


Deixe uma resposta

