Liberou Geral

01jul08

Se nas capitais o quadro partidário está em fluxo, no interior sempre foi uma zona. Senão vejamos o que nos diz o Ex-Blog do CM:

“Com a decisão do PMDB de romper o acordo com o DEM na capital, o quadro eleitoral em diversos e importantes municípios sofreu mudança radical. O DEM firmou parceria com o PDT em Niterói, São Gonçalo e Campos. Passou a apoiar o PSDB em Caxias, Cabo Frio e Macaé. O PT em Nova Iguaçu, repetindo a aliança de 2004. O PT e o PSDB passam a apoiar o DEM em Resende.”



2 Responses to “Liberou Geral”

  1. 1 fab

    Não acho que liberou geral não.
    Sobre tudo onde é mais nítido – PT x PFL.
    Acho que Nova Iguaçu tem história própria, e em Resende, para ter o apoio do PT e do PSDB ao candidato do PFL, certamente deve existir também alguém ursurpando o papel do PFL na cidade.
    Na média, o resultado das coligações municipais é bastante consistente: o principal aliado do PT é o bloquinho, seguido do PMDB, seguido pelos vagabundos genéricos (PP, PTB, etc), PSDB e PFL. A preferência por apoio no segundo turno, onde houver, segue é a mesma sequência.
    Eu acho que essa consistência tem a ver com as eleições mostrarem cada vez mais, digamos, “coerência ideológica” por parte do eleitorado – pelo menos no sentido do André Singer. Pesquisas de opinião recentes também mostram isso:

    Andante Mosso
    O PT volta ao jogo
    http://www.cartacapital.com.br/app/coluna.jsp?a=2&a2=5&i=1294
    Pesquisa do Vox Populi, feita no início de junho, vai criar um problema para as Cassandras que prenunciaram o fim do PT, a partir do estrago provocado pela crise do Valerioduto.
    Ressurgiu a imagem positiva do partido que os próprios petistas julgavam perdida para sempre.
    Os números, que serão divulgados na próxima semana, indicam que a maioria dos eleitores considera que no PT é onde ainda há “mais políticos honestos”.
    Há também a indicação de que o PT, mais do que qualquer outro, é o partido que mais “contribui para o progresso do País”.

    Feito para avaliar a imagem do PT, do governo e de potenciais candidatos à Presidência, o levantamento mostrou que 62% dos eleitores podem votar no candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desse total, 21% votariam “com certeza” e 41%, “dependendo do candidato”. Conclusão: não apenas o presidente é um bom cabo eleitoral, mas também Dilma – sua favorita para a sucessão ao Planalto- ganhou musculatura política. De quebra, a pesquisa exibiu a recuperação do PT, apontado como partido “forte” por 76% dos entrevistados, após os escândalos do mensalão e do dossiê Vedoin.
    […]
    Na opinião de 65% dos entrevistados, o PT deve ter candidato próprio à Presidência, embora partidos que integram a base aliada do governo no Congresso, como o PSB do deputado Ciro Gomes (CE), sonhem com a bênção de Lula. Mesmo assim, 54% juram não ter preferência partidária. Dos que têm posição ideológica definida, 25% escolheram o PT como legenda favorita. O PMDB aparece bem atrás, em segundo lugar, com 7%, seguido pelo PSDB, com 6%, e pelo DEM, com 2%. Tanto o PDT como o PTB foram citados por apenas 1% e todos os outros partidos somaram 5%.
    Apesar dos escândalos que abalaram o PT desde 2005, a sigla começa a se recuperar das crises. Para 57% dos eleitores, a atuação do partido de Lula na política é positiva, enquanto 25% a consideram “mais ou menos” e 12%, negativa. Além disso, 63% acreditam que, de maneira geral, a legenda “ajuda o Brasil a crescer”.
    http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac197411,0.htm

  2. 2 Felipe Basto

    O caso aqui em Rezende é uma frente de oposição ao atual prefeito. Em Nova Iguaçu, que tem vida própria, a coisa já tá ficando ridicula:
    http://odiadigital.terra.com.br/flip.php
    O Cabral dando uma de Dona Flor, o Lindberg de Vadinho e o Bornier de farmaceutico.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: