Acordos Bilaterais

31jul08

Com a crise de Doha (não sei se morreu, não, mas está mal), volta-se a falar de ALCA e companhia. Se quiserem uma ilustração de porque acordos bilaterais são piores que acordos multilaterais, pensem no seguinte: todos os empregos que perderíamos por causa da competição de importados  se Doha tivesse dado certo, nós perderemos se fizermos um acordo com os EUA. Mas os importados que ficarão mais baratos para nossos consumidores serão inferiores aos asiáticos, e não teremos acesso ampliado aos mercados europeu, chinês, indiano, etc..

Uma idéia que, suspeito, pode ganhar corpo na opinião brasileira: liberalizar para todo mundo unilateralmente. Gostaria de ver um estudo sério sobre as eventuais consequências disso. É meio arriscado. E o Mercosul iria pras picas.



2 Responses to “Acordos Bilaterais”

  1. 1 Igor

    OK, mas isto não dá, não:

    RIO – “Deus queira que não seja preciso outro 11 de Setembro”. Foi assim que o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, mediu as chances de a Rodada de Doha ser concluída este ano ou rapidamente, segundo reportagem da enviada especial Deborah Berlinck, publicada na edição desta quinta-feira do jornal O Globo. Para o chanceler, só acontecendo algo da proporção dos ataques terroristas para fazer a mais alta esfera política mundial se mover em direção a um acordo.

    O ministro Celso Amorim, que tem as melhores credenciais possíveis, etc, está ficando lelé.

    O Link aqui:

    http://oglobo.globo.com/economia/mat/2008/07/30/apenas_outra_crise_global_poderia_resolver_rapidamente_impasse_na_omc_segundo_celso_amorim-547495086.asp

  2. Pois é, o Amorim anda meio lelé.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: