Cuil

05ago08

Todo mundo falando do tal do Cuil, que viria para substituir o Google. Testei e achei um fracasso absoluto.

Quando comecei meu doutorado, descobri que precisava fazer análise quantitativa, por isso entrei no Google com “data set social stratification in eastern europe”, e a primeira coisa que saiu foi, vejam que beleza, um banco de dados com o título “social stratification in eastern europe”. No Cuil não aparece nada. Pior, se você colocar só “social stratification in eastern europe”, sai só um site que organiza casamentos no Lago Tahoe. Se eu dependesse do Cuil, não fazia doutorado.

O Google foi praticamente um co-orientador. Eu colocava “porque o desemprego na Bulgária é alto?” E saía um artigo qualquer. Nem sempre bom, mas muitas vezes razoável. Para dúvida de estatística era ótimo, não só achava várias notas de aula como, volta e meia, umas calculadoras estatísticas online que resolviam meu problema na hora.

Tentei meu nome no Cuil e saíram páginas de mensagens minhas em listas de discussão antes de aparecer meu Lattes, por exemplo (que no Google sai logo na primeira página). Tentei o blog e, das várias páginas que saem, só uma é daqui, e do blog velho (no Google sai logo na primeira página).

Enfim, por enquanto, pelo menos, achei o Cuil uma bela merda. Agora, é bonitinho, estiloso, etc.

PS: tendo dito isto tudo, devo dizer que acho que o Google piorou enormemente nos últimos anos.

PSTU: o vtYojr acaba de notar que se você coloca UOL para procurar no Cuil a primeira coisa que sai é “UOL Argentina”. E, pelo menos na primeira página, não tem o bom e velho www.uol.com.br.



One Response to “Cuil”

  1. Cosmético, não mais que isso. Ninguém conseguiu ainda atingir a equação e os logaritmos para busca na internet que o Google possui. O Yahoo! chegou mais perto, mas ainda não é páreo. A Microsoft tentou e não conseguiu. A liderança do Google na área é bem merecida, seus princípios de trabalho – tecnologias abertas, parcerias com órgãos acadêmicos, digitalização de livros, computação “cloud”, são mais que bem-vindos.


Deixe uma resposta

