Pobreza caiu (2)

07ago08

Comentário do Arthur ao post abaixo (esses leitores sé me dão alegria, ao contrário dos miseráveis que jogam no ataque do Flamengo):

“1. Sobre a linha de pobreza. A adoção de uma linha de pobreza baseada no salário mnimo acaba por esconder uma queda ainda maior na pobreza nos últimos anos no Brasil. Isso porque o poder de compra de meio salário mínimo é maior que a 5 anos devido aos ganhos reais do salário mínimo. Assim, uma pessoa pode ser considerada pobre hoje em dia com uma renda real que não a tornaria pobre a 5 anos atrás.
2. Sobre o não repasse completo dos ganhos de produtividade para os salários. Isso tem sim um efeito distributivo perverso. Muda, a favor do capital, a distribuição da renda entre trabalho e capital. Ou seja, favorece os donos do capital.
O que temos que perguntar é qual o efeito disso sobre a renda. Se os maiores lucros resultantes do não repasse dos ganhos de produtividade resultam em maiores investimentos e, consequentemente, maior renda, pode ser o caso que tal repasse seja socialmente aceitável, pois se diminui a parcela da renda total dos trabalhadores, aumenta a renda real desses (através do crescimento da renda total).
Mas esse é um tema bastante controverso. Tal resultado (maior investimento e maior crescimento) dependerá do regime de acumulação da economia. Se ele for “liderado por lucros” (ou seja, se o aumento da participação dos salários ou dos lucros induz a maior crescimento econômico) isso ocorrerá. Mas se a economia for “liderada por salários” o contrário ocorrerá. Não há consenso empírico sobre qual o regime de acumulação de países em desenvolvimento. De fato, não conheço nenhum trabalho sobre esse tema para o Brasil.”



No Responses Yet to “Pobreza caiu (2)”

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: