Rússia invade a Geórgia

10ago08

Faz tempo que a The Economist vinha avisando que uma área provável para o próximo conflito armado seria a periferia da Rússia, onde a Rússia, há vários anos, apóia separatistas variados. Explodiu agora na Ossétia do Sul (a do Norte fica na Rússia), na Geórgia, que, se não me falha a memória, está rebelada contra o governo de Tbilisi desde meados da década de 90. Agora a Geórgia resolveu cair de pau nos separatistas, fazendo o que parece ser o massacre de praxe. A Rússia respondeu invadindo a Geórgia. Uma boa análise está no blog do Maurício Santoro.

Isso é feio: deixando de lado por um momento o aspecto do sofrimento humano, e falando só da dimensão política, uma coisa é a repressão na Chechênia, que, bem ou mal, é internacionalmente reconhecida como território russo. Outra coisa é o Putin sair pelos países ali do lado dando porrada. Lembremos que a Bielo-Rússia é uma ditadura até hoje, a Moldávia (país mais pobre da Europa) é mais ou menos isso, há história de conflitos entre Armênia e Azerbaijão, enfim, há muita possibilidade de intriga para os russos explorarem.

O Putin (ou o Medvedev, enfim) vai dizer que entrou para impedir atrocidades contra os Ossétios (que provavelmente seriam cometidas, mesmo). Por enquanto, pelo menos, eu não vislumbro uma estratégia não-suicida para uma expansão russa em larga escala  pelo “exterior próximo”. Seria apostar que EUA e China não vão fazer nada. Mas ainda não consigo fazer nenhum prognóstico, não.

PS: Não tem nada a ver com a história, mas isso me lembrou o fato de que a URSS esmagou um interessante experimento social-democrata na Geórgia no entreguerras. Bom, pelo menos dessa vez o líder russo não é georgiano.

Anúncios


No Responses Yet to “Rússia invade a Geórgia”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: