Eleições 2008: SP

30ago08

Na última pesquisa, a mesma coisa. Marta Suplicy está bem enquanto Kassab não começar a tirar voto do Maluf consistentemente; enquanto isso não acontecer, Kassab e Alckmin disputam o mesmo pedaço, que não muda de tamanho.

Hoje, na ótima série DNA paulistano, a Folha pergunta aos candidatos sobre políticas para a Zona Leste, onde se encontram alguns dos bairros mais pobres da cidade. É evidente que Maluf não tem a menor idéia de onde fica isso, Ivan Valente não sabe onde fica lugar nenhum, Soninha se sai melhor que os outros na pergunta sobre Cultura, Kassab responde bem melhor que todos esses, e Marta responde melhor que Kassab. Não por acaso, mais de 20% dos eleitores da região preferem o PT, já descontados os 1 a 2% que preferem “o partido do Lula”. O partido que mais se aproxima nessa competição é o PSDB, com algo em torno de 7% nos diversos bairros.

PS: eu sei que o post é sobre Sampa, mas não posso deixar de dizer,:Gabeira, venha para São Paulo, mas chegando em Guarulhos, não em Congonhas; dali é mais fácil emendar para a Zona Leste. Chegue lá, pergunte para os caras o que o PT fez de certo lá, volte para o Rio, mas chegando no Galeão, não no Santos Dumont, emende para a Maré, e diga que vai fazer a mesma coisa.

PSTU: por outro lado, é curioso que Marta, que tinha um perfil como deputada muito semelhante ao do Gabeira, não suba nos bairros mais ricos como Gabeira sobe na Zona Sul carioca. Talvez seja um trade-off, mas talvez seja algo contingencial, sinal da briga política em 2005; no segundo caso, há possibilidades interessantes.

PSTUdoB: dos três candidatos a prefeito que o blog apóia, a que eu menos acreditava que tivesse chances era Marta, porque nunca imaginei que PSDB e PFL fizessem a lambança que fizeram. Vejam como são as coisas, é a que está indo melhor. No que se refere aos meus chutes até agora, vale o comentário: Bandeirantes, o canal do esporte.

UPDATE: A popularidade de Lula acaba de bater recorde em SP: 49%.



5 Responses to “Eleições 2008: SP”

  1. 1 André

    Cara, o PT tem grande entrada na periferia aqui de São Paulo. Vá perguntar pro Mano Brown (que é do Capão Redondo, Zona Sul) e veja o que ele diz sobre quem a periferia deve eleger como prefeito. No Roda Viva que ele foi, soltou algo do tipo: “a periferia ainda tem alguns focos de desunião, porque teve alguns manos que não votaram na Marta [na última eleição pra prefeito]. Mas agora caiu a ficha pros manos: a nossa candidata tem que ser a Marta. O CEU é um negócio que parece um sonho e se a gente quiser a criançada vivendo esse sonho, a gente tem que votar em massa na Marta”.

    O problema da Marta é na classe média e ricos. Da primeira vez que ela se elegeu, o Suplicy (amado por essa galera) transferiu muitos votos pra ela. Quando ela tentou se reeleger, aí já tinha separado do Suplicy, suas principais obras/ações tinham beneficiado os mais pobres… E ela tava enfrentando o Serra do outro lado, o “queridinho de Higienopolis” (bairro dos grã-finos aqui de Sampa).

    Agora, o cenário tá um pouco mais favorável pra ela pq o principal candidato que ela vai enfrentar – o Alckmin – não pode mais aparecer como “herdeiro do Covas”. E ele é um candidato muito ruim, não empolga ninguém. Se brincar, o Kassab pode até passar ele – vale dizer, esse sim tem feito muitas coisas pra agradar a classe média/rica de Sampa: lei Cidade Limpa, recapeamento das marginais, tirar camelô das ruas, calçadas novas na avenida Paulista…

    Sei não, mas arrisco o seguinte: Marta e Kassab no segundo turno. E aí o Kassab vai crescer porque o Serra vai, EXPLICITAMENTE, dizer que o Kassab é o seu herdeiro.

    Abraços,

  2. Fala, mestre! Agora, vem cá,uma dúvida sincera: vocês acham o Cidade Limpa um negócio tão espetacular assim? Eu acho mais ou menos.

  3. 3 Felipe Basto

    NP, vc acha o cl mais ou menos pela sua experiencia em projetos como riocidade e favelabairro. Para a paulistada de verdade é grande coisa. Eu acho incrivel como rj e sp podem ser diferentes nas abordagens. alguns problemas que lá só atingem os ricos e classe média, no Rio podem tocar em todos e viceversa. As distâncias são menores e o ricâo da Viera souto mora a dois qaurteirôes da favela, é assim na maioria dos bairros.

  4. 4 André

    NaPrática, eu não acho o Cidade Limpa tão espetacular assim, até porque os caras tiraram os outdoors e placas de fachadas, etc, mas se você for na periferia, a sujeira visual, por assim dizer, continua firme e forte: é gato de eletricidade, é poste com um monte de fio, pipa e tênis pendurado, etc, etc. Enfim, como acho que a minha opinião pessoal é meio irrevelante, vou falar a impressão que tenho do que a cidade acha do projeto: núcleos classe média – estes acharam espetacular, a melhor coisa que foi feita pela cidade em décadas, uns comentários do tipo “pô, esse Kassab é macho mesmo, hein? encarou a máfia da publicidade”, sendo que a máfia do transporte (infinitamente pior) enfrentada pela Marta ninguém fala; núcleos ricos – também acharam importante, mas estes aí tão se lixando pra cidade, então foi uma coisa “legalzinha”; núcleos pobres / periferia (tem gente remediada que vive na periferia também…) – nem cheirou nem fedeu. Duvido que fiscal da prefeitura vai tirar uma placa de um pouco mais de 5 metros do boteco do alemão lá no Capão Redondo. E fora que, mesmo se eles forem lá tirar, a sujeira visual (principal foco da cidade limpa) continua firme e forte. Pra essa galera da periferia, CEU e Bilhete Único/Corredor de ônibus estão infinitamente à frente da tal Cidade Limpa (até porque muitos dos empregos que sumiram quando da lei cl foram os dos mais pobres e ferrados – tipo instalador de faixa, cara que montava outdoor… se lembra do tiozinho que foi reclamar pro Kassab da lei que tinha lhe tirado o emprego e o prefeito saiu empurrando e gritando pra ele “Vagabundo! Vagabundo! Sem vergonha…”?)

    É isso aí. Pode ser que eu esteja errado mas as minhas impressões são sempre baseadas numa coisa só: a opinião das ruas. Não ando por tudo quanto é lugar, mas mesmo assim a opinião que emiti acima é baseada nas conversas que tenho por aí.

    Abraços,

  5. André, é isso mesmo que eu acho do CL. Mas o pessoal parece achar uma grande coisa. Mesmo se o cara for a favor, o que eu não entendo é porque seria importante pra cacete.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: