Crise Econômica, Crise Ideológica e a hora do vamo-vê

18set08

Muita gente dizendo que as estatizações “de facto” nos EUA provam que o liberalismo é uma furada, que na hora do vamo-vê todo mundo corre pro governo. Eu não acho isso. Eu acho que o liberalismo pode até estar errado, mas não por isso.

Não interessa qual a sua posição ideológica, há horas do vamo-vê em que você tem que fazer o contrário do que vinha pregando, e, se não fizer, você é uma mula. Isso se deve ao simples fato de que não há porque acreditar que qualquer coisa que tenha saído da cabeça de seres humanos seja aplicável a qualquer contexto.

Por exemplo: você pode ser um economista heterodoxo. Mas, se pintar uma hiper-inflação, não interessa, neném. Vai ter que arrochar de algum jeito.

O Estado americano deveria ter feito a intervenção moderadora normal, limitada, regulando os empréstimos que os caras fazem. Não fez. Isso, sim, foi errado. Agora, depois que estoura, não seja babaca: tem hora em que realmente é necessário parar a crise imediatamente, depois a gente vê o que faz. Pode ser que essa intervenção toda dê errado, mas era o que tinha que tentar fazer agora, mesmo.

PS: claro, é possível discordar inteligentemente da salvação dos bancos.



One Response to “Crise Econômica, Crise Ideológica e a hora do vamo-vê”

  1. 1 Homero

    Os liberais de verdade defendem que o FED não deve salvar nem a AIG, nem o Lehman Brothers, e nenhuma outra instituição que vá à falência. Isso ocorre porque os liberais de verdade aceitam como normais as flutuações econômicas. Quem tomou decisões erradas deve pagar o preço de suas decisões nos momentos de recessão.

    Quem não aceita as flutuações econômicas são aqueles que acham que as recessões devem ser evitadas a todo custo e que o Estado deve ter uma função central na esfera econômica, ou seja os socialistas. Talvez por isso que os socialistas tenham condenado o pai da teoria das flutuações econômicas à morte em um Gulag.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: