7 Conselhos para Marta no Segundo Turno

03out08

Salvo uma dramática reversão, Kassab deve ir para o segundo turno em Sampa. O establishment serrista, Folha de São Paulo inclusa, já virou a favor dele.

No Valor (só para assinantes, li na banca) de hoje, tem uma matéria dizendo que a campanha de Marta está nervosa porque já gastou todos os seus trunfos: já botou o Lula na TV, já recebeu o apoio inédito das três centrais sindicais, já uniu os partidos de esquerda. E agora PFL e PSDB devem se unir.

Porra, meus amigos, o que é isso? Um partido que já elegeu a Erundina contra tudo e contra todos vai me amarelar numa hora dessas?

Por isso, contando com a extraordinária influência que temos sobre praticamente todas as personalidades políticas do mundo, seguem dez exemplos daquele negócio que se fosse bom a gente vendia:

1) O mais importante: comece a desmontar a polarização com o PSDB. Quando a direita era o Maluf, era só ir para o segundo turno com ele que o PSDB apoiava (e vice-versa). Agora o PFL conseguiu produzir um Maluf do B que o PSDB não tem vergonha de apoiar ainda. É preciso ganhar tucanos (vocês acham que o PFL inventou o Kassab pra que?). Na matéria do Valor, gente da campanha diz que o negócio é associar Kassab a FHC e tentar ganhar só nas áreas pobres. Se isso for a melhor estratégia, eu estou errado. Mas eu não sei porque o PT não teria nada a oferecer à classe média, sem deixar de priorizar os bairros pobres. A banda larga para a cidade toda é uma ótima idéia, a política ambiental, enfim. E para a classe média baixa, enfatize-se o quanto cresceu o consumo das classes baixas, que compram na loja desses caras. E, vem cá, porque o PT não pode ter política para facilitar a vida de pequeno empresário? Não se trata só de convencer os eleitores tucanos: deve-se incorporar pontos ao programa que atendam suas demandas, muitas das quais não prejudicam em nada a periferia. Na periferia, Marta pode concorrer com base em suas próprias excelentes realizações, sem precisar invocar FHC ou quem quer que seja.

2)  Essa eu sei que vão fazer, mas não custa insistir. Repita comigo: Marta apoiou Covas, Kassab apoiou Maluf. O PSDB apoiou Marta contra Maluf e Kassab.  Explore o apoio do Maluf ao Kassab, deixando claro que, para o Maluf ganhar espaço na prefeitura, o PSDB vai ter que perder. E mais: uma vez eleito, porque Kassab vai se preocupar em manter os tucanos na administração? Porque não vai fazer um governo mais com a cara dele? E que evidências temos a respeito de qual é a sua cara, a não ser sua história? Enquanto o Kassab for o Serra light, vá lá, mas porque ele não viraria o maluf light depois de eleito?

3) Lembre-se sempre: a culpa pelo aumento das taxas pela Marta é da administração na qual Kassab era papagaio de pirata (isso não é só estratégia, isso é verdade), que fugiu com o orçamento paulistano para a Suiça.

4) Marta é arrogante? Quem chamou o camelô de vagabundo de maneira particularmente psicótica?

5) Se o movimento estudantil não conseguir virar pelo menos dez por cento de votos a mais em Pinheiros, Vila Madalena, etc., fechem esse troço.

6) Ganhe o eleitor do Gabeira, que ainda não está totalmente com a Marta: muita gente está com a Soninha, outra parte com o Alckmin. O PPS  deve apoiar o Kassab, mas o eleitorado da Soninha não embarca.

7) Peguem candidatos a vereador jovens, mesmo que não tenham sido eleitos, basta que tenham sido bem votados: botem eles para rodar a campanha nos bairros. Eles vão conhecer o perfil da vizinhança melhor que o comitê central de campanha.



2 Responses to “7 Conselhos para Marta no Segundo Turno”

  1. 1

    Pôxa, finalmente alguém dizendo que a Folha de São Paulo é imparcial e pró-Serra. Obrigada pela lucidez.

  2. 2 João da Luz


    Vc está olhando o lado errado da blogosfera.
    Dá uma olhada na coluna de blogs do Na Prática…
    Vem prá cá baby.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: