Tyler Cowen sobre a crise

19out08

Eu acho que o problema foi juros baixos e um monte de país pobre ganhando grana sem ter um sistema financeiro bacana no qual colocar o tutu, o que os levou a emprestar demais para um país governado por Bush-Cheney. Agora, se você quiser ver uma visão micro, levando em conta motivação das pessoas, etc., vejam o artigo do Cowen, que, não sei se já mencionamos aqui, é o cara.

Duas coisas interessantes: ele acha que o problema é muito geral, e que as hipotecas quebraram primeiro porque pobre fica sem dinheiro mais rápido, não porque elas sejam a origem do mal. Cedo ou tarde, diz ele, o mercado de arte contemporânea, onde só tem ricaço comprando, vai cair também.

Outra: o Japão pode estar se safando da crise bancária porque já teve crise bancária recente e fez algo a respeito. No post no MR em que ele indica o próprio artigo, ele adiciona que poderia ter mencionado Brasil e México como países que também tiveram crise bancária recente. Fiquei na dúvida se ele sugeriu que o Brasil pode se sair menos pior por isso.

UPDATE: aposte em qual será a nova bolha!



No Responses Yet to “Tyler Cowen sobre a crise”

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: